A 4ª Pré-Conferência Distrital de Saúde foi realizada nesta quinta-feira (28/10), no Petrolândia. Mais de 60 pessoas se reuniram no Centro Pastoral São Daniel Comboni para eleger os delegados e construir as propostas que serão levadas para a X Conferência de Saúde. As reuniões estão ocorrendo nos oito distritos sanitários de saúde e mobilizando os usuários e trabalhadores do SUS para discutirem e planejarem juntos as ações para os próximos quatro anos.
O subsecretário de Gestão em Saúde, Rodney Santos, fez a abertura dos trabalhos. "Parabenizo a todos os trabalhadores do SUS pelo Dia do Servidor Público. Vocês contribuem para o serviço de qualidade oferecido para a população". Ele também destacou a importância dos encontros distritais. “Nossa pré-conferência é essencial no sentido de elencar os elementos principais para que a gente possa realizar na nossa gestão da política municipal de saúde. Por meio da participação social, vamos melhorando cada vez mais o SUS. Que cada um de vocês acompanhem depois da conferência as ações que serão desenvolvidas, pois todos somos fiscais do recurso público”, disse.
A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria José Pinto, ressaltou que em todos os encontros as discussões estão sendo muito ricas, dentro das propostas apresentadas. “Os eixos dos debates mudaram, agora não é mais o meu problema, mas o problema de todos, pois na saúde temos que pensar coletivamente. Todos os territórios estão sendo representados e as pessoas tendo a oportunidade de opinar, isso é controle social e inclusão”, disse.
A moradora do bairro Sapucaias 1, Janete Barbosa, foi participar pela primeira vez do processo. “Estou curiosa para saber como será a conferência e vim representar a minha unidade de saúde. Nosso bairro cresceu muito e precisamos de mais equipes. E essa é uma ótima oportunidade, pois aqui podemos aprofundar o diálogo da gestão com o usuário”, disse.
Cintia de Souza é assistente administrativa na Unidade Básica de Saúde - UBS Petrolândia 2 e foi representar os trabalhadores da saúde na pré-conferência. “Esse é o momento de estarmos todos juntos, tanto servidores como usuários, para pensarmos nas soluções em conjunto”, disse.
Próxima pré-conferência
O próximo distrito a ser contemplado com a pré-conferência será o do Ressaca, na quarta-feira (3/11), das 18h às 22h, no Centro de Educação Integral – CEI à rua Cássia, 97, Arvoredo.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS